1- Marcar consultas periódicas é fundamental pois a cárie nem sempre é visível e de fácil identificação. 2- A correta escovação é o principal fator de uma limpeza oral completa. Trocar as escovas sempre a cada dois meses, optar por...
Read MorePróteses Dentárias Fixas ou Removíveis
As próteses dentárias podem ser removíveis (onde o paciente pode tirar sempre que o desejar), ou fixas (cimentadas ou parafusadas a implantes ou dentes e só o dentista as poderá remover).
Quando Prótese é Indicada
A prótese dentária visa substituir um ou mais dentes faltantes na boca do paciente. Assim, além de devolver o sorriso, a autoestima e melhorar a estética, ela também contribui para a saúde, já que ajuda a devolver as funções bucais, melhorando a mastigação, a fonética e até mesmo a respiração.
A indicação é para todos os pacientes que estejam sofrendo com a falta de um ou mais dentes, sendo que a técnica mais adequada dependerá de uma análise completa de cada caso.
Tipos de Próteses Dentária
Prótese Total
A prótese total (PT), ou dentadura, é a solução mais comum e conhecida entre os brasileiros. Normalmente, ela é produzida em resina acrílica e é essencial que o dentista e o protético sejam bastante detalhistas, trazendo mais realidade ao sorriso do paciente e respeitando as suas feições naturais.
Prótese Parcial Removível (PPR)
Também chamada de “Roach”, esse é um modelo bastante usado. A prótese é indicada para os pacientes que ainda possuem alguns dentes na boca e funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes remanescentes.
A composição metálica, geralmente, é de uma liga de crômio-níquel ou crômio-cobalto. A principal vantagem é a estabilidade que ela oferece durante a mastigação, além de proteger e manter os dentes originais e remanescentes do paciente.
Prótese Sobre Implante(Overdenture)
Essa é uma prótese total que pode ser colocada tanto na maxila (parte superior) como na mandíbula (parte inferior da boca).
Como o próprio nome sugere, ela fica “presa” aos implantes e é uma ótima solução para os pacientes que apresentam reabsorção óssea.
Basicamente, a overdenture pode ser feita através de dois sistemas, que são:
O’Ring: a prótese é unida por meio de um anel de teflon ou metálico que fica encaixado em um componente protético em formato de bola adaptado sobre os implantes;
Barra-Clip: a prótese é unida por meio de clips que se adaptam a uma barra soldada sobre os implantes.
Prótese Protocolo
A Prótese Protocolo também funciona sobre implantes de titânio, sendo uma solução muito interessante para os pacientes que perderam todos os dentes e podendo ser usada tanto na arcada superior como na inferior.
A execução, contudo, é mais complicada e trabalhosa que as demais. Normalmente, o processo se inicia com a colocação dos implantes (que são como pinos de titânio e substituem a raiz dos dentes ausentes) e por isso o paciente precisa aguardar o período de osseointegração (ou seja, até que o metal seja integrado ao osso da mandíbula ou da maxila e o processo de cicatrização esteja finalizado).
Somente depois disso, é feita a moldagem e a instalação da prótese propriamente dita.